13º BATALHÃO BOMBEIRO MILITAR – FEMBOM JATAÍ IMPLANTA SISTEMA DE ENERGIA FOTOVOLTAICA, TORNANDO-SE O PRIMEIRO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE GOIÁS A IMPLANTAR O SISTEMA

A aquisição do sistema gerador fotovoltaico com potência de 21,12KWP foi objeto de licitação do Pregão Presencial nº 03/2021, promovido pelo FEMBOM – JATAÍ – GO.

O processo licitatório visou a diminuição dos custos da energia elétrica e otimização do serviço com uma energia limpa e renovável, que provoca o desenvolvimento sustentável e renovável para abastecimento da corporação.

A energia elétrica vem, com o passar dos anos, sofrendo grandes ajustes, com aumentos considerados exorbitantes, causando grande impacto nos cofres públicos.

Ademais, a aposta em sistema de energia solar fotovoltaica diminui o uso de combustíveis fósseis na utilização de geradores, trazendo não só economia aos cofres públicos, mas maior sustentabilidade ambiental.

Pioneiro nessa iniciativa, o 13º Batalhão Bombeiro Militar – FEMBOM JATAÍ é a primeira corporação a implantar o sistema fotovoltaico no Estado de Goiás, projetado e executado pela licitante ganhadora Innovare Soluções Elétricas.

O prédio consome em média 2.500 Kwh/mês e o sistema implantado gera em torno de 3.000 Kwh/mês, promovendo economia ao cofre público estadual. O projeto foi expandido para beneficiar outras corporações do estado.

Acreditando na implantação de um projeto econômico e sustentável melhor para todos, o projeto-piloto teve investimento de R$ 80.187,90. O retorno desse investimento está estimado em torno de 4,6 anos. A vida útil dos painéis é de 25 anos.